Dezembro vermelho em prevenção ao vírus HIV/Aids

Prefeitura de Novo Gama organiza ações até 16 de dezembro.

Por em 07/12/2016 às 07:18

Depois do setembro amarelo, outubro rosa e do novembro azul, agora é a vez do dezembro vermelho. A campanha, que tem como símbolo um laço, visa conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra o vírus da Aids.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde alertam que 827 mil brasileiros têm Aids. A doença ganhou força na década de 80, quando surgiram os primeiros casos. A ciência avançou e hoje em dia é possível viver mais de 30 anos portando o vírus, desde que faça tratamento regular. Mulheres com a doença têm 99% chance de engravidar sem passar HIV ao filho.

A medicina trouxe notícias boas no combate contra o vírus da Aids. Por outro lado algumas pessoas estão mais despreocupadas com o assunto, principalmente os jovens entre 20 e 34 anos, que são os principais infectados. Isso porque nessa faixa etária é grande o descuido de praticar relações sexuais sem preservativo. 

É preciso cuidado, pois ainda não existe cura para a Aids e quanto antes for diagnosticado o vírus, melhor será a expectativa de vida do soropositivo.

Medidas para conscientização

Além da campanha intensificada durante o mês de dezembro, o Governo Federal mantêm um site com muitas informações relevantes sobre o vírus HIV/aids. Lá é possível saber como se prevenir, onde fazer o teste, conhecer os sintomas das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Confira o site.

Dezembro Vermelho em Novo Gama

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação com várias ações para o Dezembro Vermelho. De acordo com a secretária Tânia Brandão, o principal objetivo é a realização de exames para detecção de HIV, Sífilis e das Hepatites B e C.

Foto: Prefeitura Municipal de Novo Gama

Foto: Prefeitura Municipal de Novo Gama

“Inúmeras pessoas podem estar contaminadas e não sabem, e por não ter conhecimento não procuram tratamento”, disse Tânia.

Até o dia 9 desse mês, o Centro de Testagem e Aconselhamento terá atendimentos com a coleta de material para realização dos testes. E do dia 12 a 16 de dezembro, atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde com orientações para o exame com resultados em 30 min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *